Preservar os meios ambientes e promover o desenvolvimento não devem ser encarados como desafios distintos, vistos que estão inevitavelmente interligados.

O desenvolvimento econômico não se mantém se não houver recursos naturais, pois ambos integram um sistema complexo de causa e efeito. Dê uma luz para o futuro. Informe-se sobre o descarte de resíduos em sua comunidade, ou seja o protagonista dessa mudança.

Crianças e Jovens

A sociedade tem sentido uma urgente necessidade de transformações para superarmos diversos problemas que parecem ter se potencializado ainda mais na última década – o consumo desenfreado, a apropriação da natureza de forma descontrolada para exploração e extração de recursos naturais geram impactos negativos que atingem o ambiente, as pessoas, espécies e futuras gerações.

A Educação Ambiental é fundamental para fomentar processos que fomentem o respeito à diversidade biológica e a relação entre os seres humanos e a natureza.

Conheça o Projeto Reciclus na Escola, e saiba como abordar o tema de descarte correto de lâmpadas com seus alunos. Clique aqui.

Fonte: mec.gov.br

Vamos transformar nossa sociedade?
Algumas atitudes podem estimular crianças e jovens a se interessar cada vez mais sobre o assunto.

População

A geração de lixo cresce no mesmo ritmo em que aumenta o consumo. Quanto mais mercadorias adquirimos, mais embalagens vêm junto, mais recursos naturais consumimos e mais lixo geramos.

Hoje já sabemos que poderemos chegar, em um curto espaço de tempo, a um esgotamento dos recursos naturais e a níveis altíssimos de contaminação e geração de resíduos. O desafio impõe-se a todos: consumir de forma sustentável implica poupar os recursos naturais, conter o desperdício, diminuir a geração de resíduos, reutilizar e reciclar a maior quantidade possível de produtos e embalagens. Só assim conseguiremos harmonizar nossa relação com o planeta e não comprometer sua capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.¹ O consumidor consciente tem disponível uma série de alternativas ao seu alcance, como materiais educativos, empresas com soluções alternativas para embalagens, entidades gestoras que realizam a coleta de resíduos perigosos, produtos sustentáveis, entre outros.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente – Acesso em Novembro de 2020

Condomínios

Alguns condomínios residenciais tornaram a coleta seletiva um padrão. Entretanto, muitos ainda têm dificuldades em encontrar soluções viáveis na implementação e adesão dos condôminos.

Produzir lixo é inevitável, porém, em condomínios o volume gerado é muito maior e é um tema que precisa da atenção de seus responsáveis. Educar os moradores é essencial para a adoção de boas práticas.

Aproveite para consultar a disponibilidade de coleta itinerante gratuita Reciclus em seu condomínio.

A Reciclus tem 2.814 Pontos
de Entrega
de lâmpadas no Brasil!
Encontre o mais próximo de você.

Organograma Reciclus