Preservar os meios ambientes e promover o desenvolvimento não devem ser encarados como desafios distintos, vistos que estão inevitavelmente interligados.

O desenvolvimento econômico não se mantém se não houver recursos naturais, pois ambos integram um sistema complexo de causa e efeito. Dê uma luz para o futuro. Informe-se sobre o descarte de resíduos em sua comunidade, ou seja o protagonista dessa mudança.

Crianças e Jovens

A Educação Ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999, por força da lei n° 9.795, que em seu Artigo 2° afirma: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal”. Contudo, ainda faltam conscientização e envolvimento por parte da população nas causas ambientais e isso se reflete na esfera educacional. Meio ambiente é um componente interdisciplinar e transversal. Ou seja, por fazer parte do nosso cotidiano, tem que ser contemplado em todas as disciplinas escolares durante todo o tempo.

Vamos transformar nossa sociedade?
Algumas atitudes podem estimular crianças e jovens a se interessar cada vez mais sobre o assunto.

População

A geração de lixo cresce no mesmo ritmo em que aumenta o consumo. Quanto mais mercadorias adquirimos, mais embalagens vêm junto, mais recursos naturais consumimos e mais lixo geramos.

Hoje já sabemos que poderemos chegar, em um curto espaço de tempo, a um esgotamento dos recursos naturais e a níveis altíssimos de contaminação e geração de resíduos. O desafio impõe-se a todos: consumir de forma sustentável implica poupar os recursos naturais, conter o desperdício, diminuir a geração de resíduos, reutilizar e reciclar a maior quantidade possível de produtos e embalagens. Só assim conseguiremos harmonizar nossa relação com o planeta e não comprometer sua capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.¹ O consumidor consciente tem disponível uma série de alternativas ao seu alcance, como materiais educativos, empresas com soluções alternativas para embalagens, entidades gestoras que realizam a coleta de resíduos perigosos, produtos sustentáveis, entre outros.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente – Acesso em Novembro de 2020

Condomínios

Alguns condomínios residenciais tornaram a coleta seletiva um padrão. Entretanto, muitos ainda têm dificuldades em encontrar soluções viáveis na implementação e adesão dos condôminos.

Produzir lixo é inevitável, porém, em condomínios o volume gerado é muito maior e é um tema que precisa da atenção de seus responsáveis. Educar os moradores é essencial para a adoção de boas práticas.

Aproveite para consultar a disponibilidade de coleta itinerante gratuita Reciclus em seu condomínio.

A Reciclus tem 2600 Pontos
de Entrega
de lâmpadas no Brasil!
Encontre o mais próximo de você.

Informativo Reciclus

Prezados(as),

Pelo presente, comunicamos a todos que, visando a segurança dos colaboradores e em cumprimento às determinações do Decreto de São Paulo, o atendimento da sede administrativa será remoto (Home Office), entre os dias 8 de março e  30 de junho de 2021.

Durante o período, solicitamos que as tratativas sejam mantidas pelos contatos a seguir:

Gabriel – Operação e Associados
sustentabilidade@reciclus.org.br
(11) 95856 9919

Kevin Tadeu – Financeiro
financeiro@reciclus.org.br
(11) 98469 1394

Dúvidas estamos à disposição.

Atenciosamente,
Equipe Reciclus

Organograma Reciclus