Como a nova Cartilha do Bem pode transformar as práticas de educação ambiental nas escolas do Brasil

6 de março de 2025
Por Reciclus

Desde 2021, a Reciclus se dedica à produção e disseminação de conhecimento sobre educação ambiental. Por meio do Programa Reciclus Educa, já foram lançados gratuitamente diversos materiais educativos e estratégias pedagógicas, como a primeira versão de “A Cartilha do Bem: aprendendo a cuidar do meio ambiente” – uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES-SP) em parceria com a Reciclus -, o Guia para Professores (composto por quatro módulos), a revista em quadrinhos “Uma Ideia Brilhante” – produzida juntamente com o Instituto Mauricio de Sousa -, jogos educativos, além de formações em educação ambiental conduzidas pelo embaixador do conhecimento da Reciclus, o professor Samuel Cunha. 

A primeira versão da Cartilha teve mais de 118 mil exemplares distribuídos de Norte à Sul do Brasil, em instituições educativas públicas e privadas, e em eventos de logística reversa e sustentabilidade.  

Com o intuito de construir uma educação ambiental cada vez mais significativa e alinhada aos diversos contextos sociais, a Reciclus e a ABES-SP uniram forças com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e a Prolata Reciclagem para lançar a nova versão da Cartilha do Bem. 

A primeira edição do material já abordava a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a importância da destinação ambientalmente correta de lâmpadas fluorescentes. Agora, a Cartilha atualizada traz novas aventuras e descobertas das personagens Lara e Bia sobre o descarte de resíduos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e latas de aço.

A versão digital do material pode ser solicitada por aqui. Já a impressa, é destinada exclusivamente, e de forma gratuita, a instituições educativas – mediante análise e disponibilidade. Para realizar o pedido, é só encaminhar um e-mail para: marketing@reciclus.org.br

 

E como utilizar “A Cartilha do Bem: aprendendo a cuidar do meio ambiente” nas práticas educativas? 

As possibilidades são inúmeras e podem variar de acordo com a realidade de cada turma e escola. Nós recomendamos a utilização com crianças entre 6 e 12 anos. 

Para que a experiência de crianças e jovens no campo da educação ambiental seja ainda mais rica, pode ser interessante considerar a elaboração de projetos, ou seja, selecionar um tema e a partir dele criar vivências e atividades que dialoguem entre si. Separamos algumas ideias para inspirar: 

  • Vivência de leitura conjunta e roda de conversa;
  • Diferenciação e separação adequada dos resíduos, de acordo com o tipo de lixeira;
  • O que significa logística reversa e como isso aparece em nosso dia a dia?;
  • Consequências ambientais do descarte incorreto de resíduos;
  • O que é consumo consciente?;
  • Experiência do ímã para descobrir se uma lata é de aço; 
  • O que são eletroeletrônicos e como identificar?; 
  • O que são lâmpadas fluorescentes e por que devem ser descartadas corretamente?;
  • Diferença entre natureza e meio ambiente.

O mais importante é que a educação ambiental seja inserida nas práticas pedagógicas de forma significativa e contextualizada. 

Convidamos você a conhecer a nova Cartilha do Bem, um material que contribui para inspirar e apoiar educadores(as) na missão de construir a educação ambiental com crianças e jovens. Vamos juntas e juntos?

Ajude a disseminar a Educação Ambiental, compartilhe!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter

Atenção, representantes de municípios com menos de 25 mil habitantes!

Solicite a coleta gratuita da Reciclus.