A Reciclus, responsável pela coleta e destinação ambientalmente correta de lâmpadas fluorescentes, está ampliando sua atuação! Agora, municípios menores também podem participar do programa de forma pontual e garantir que suas lâmpadas fluorescentes sejam descartadas gratuitamente.
Está aberto o edital de chamamento privado com o objetivo de convidar municípios com menos de 25 mil habitantes a participarem de uma oportunidade única: solicitar a coleta gratuita de lâmpadas fluorescentes. O edital com todas as informações pode ser acessado aqui. Para participar, basta seguir os passos indicados abaixo e apresentar o requerimento dentro do prazo. A coleta e destinação correta serão feitas gratuitamente, desde que os requisitos sejam atendidos.
Como funciona?
Para que o município seja atendido, é necessário ter menos de 25 mil habitantes e armazenar, em um único local, pelo menos 1.000 lâmpadas fluorescentes. Além disso, o município deve disponibilizar um local próprio para armazenamento temporário e garantir que as lâmpadas estejam acondicionadas em ambiente coberto, conforme as normas de segurança.
Importante: Não serão aceitos outros tipos de lâmpadas (LED, halógenas, decorativas, luminárias, etc.).
Passo a passo para participar
1 – Um representante oficial do município deve enviar um ofício de manifestação de interesse para o e-mail reciclus@reciclus.org.br.
2 – Após o envio e validação do ofício, a Reciclus encaminhará um link de requerimento para preenchimento, onde serão solicitadas informações detalhadas.
3 – Com a análise e aprovação concluídas, a Reciclus realizará a coleta gratuita das lâmpadas em uma única oportunidade e endereço. O prazo para envio das manifestações de interesse encerra-se em 31 de março de 2025.
Como o município pode se preparar?
Enquanto organizamos a coleta, o município pode:
- Verificar junto a escolas, universidades, hospitais e outros órgãos públicos se há mais lâmpadas fluorescentes para somar ao total.
- Realizar campanhas de conscientização na comunidade para incentivar o descarte correto de lâmpadas fluorescentes.
Essa ação promove a educação ambiental, pois ajuda a evitar que substâncias perigosas, como o mercúrio presente nas lâmpadas fluorescentes, contaminem o solo, a água e a vegetação, protegendo os recursos naturais e a saúde da população e evitando os impactos ambientais negativos. Além disso, fortalece o senso de responsabilidade compartilhada e demonstra o compromisso do município com o meio ambiente.
Dúvidas? Estamos aqui para ajudar!
- E-mail: reciclus@reciclus.org.br
- Telefone: (11) 5574-5708