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Construção da Educação Ambiental com as crianças

26 de março de 2024
Por Reciclus

O verbo “construir” nasce da ideia de criar algo a partir de um processo, de um ciclo. Não há construção que se faça sozinha, sem envolver interações, relações, concepções, experimentações e descobertas. Sejam essas construções materiais ou imateriais. 

Observar as crianças dentro de suas infâncias – no plural mesmo, pois não existe só um contexto de infância, mas, sim, infinitas vivências – é como enxergar plantinhas em desenvolvimento: as raízes são os saberes de mundo que a criança carrega; já o caule, os ramos, galhos, as folhas, flores e os frutos são o resultado das constantes construções e descobertas realizadas ao longo da vida. 

Por isso, falar em construção da Educação Ambiental com as crianças é partir da ideia de que os saberes não devem ser dados como prontos, como fórmulas que cabem para toda e qualquer situação, mas criados a partir de processos de investigação da própria criança, respeitando o seu tempo, as suas experiências e singularidades. 

Construir a Educação Ambiental com as crianças vai muito além de ensinar as cores da coleta seletiva, por exemplo. É sobre estimular o senso de pertencimento delas ao mundo natural, promover a criação de vínculos com a natureza e o olhar sensível para as questões ambientais e sociais – pois o conhecimento ambiental envolve reflexões sobre os aspectos sociais. É nesse ponto, também, que mora a importância de respeitar as diversas infâncias: são inúmeras realidades sociais, culturais e econômicas, e todas as crianças têm direito a uma Educação Ambiental transformadora, crítica e significativa para o seu viver. 

A Educação Ambiental não deve ser entendida como um processo padronizado, mas um campo de experiências e experimentações

 

Vamos compartilhar algumas possibilidades (totalmente flexíveis) que podem auxiliar nessa jornada de investigação das crianças:

Espaços

  • Brincadeiras ao ar livre; 
  • Exploração de espaços naturais (parquinhos, praças, quintal etc.);
  • Envolver as crianças no cultivo de uma horta; 
  • Permitir que andem descalças na grama e na terra.

Observação e diálogo

  • Estimular a observação e a criatividade por meio de perguntas instigantes; 
  • Realizar rodas de conversa para que as crianças socializem suas percepções de mundo;
  • Sugerir reflexões a partir das questões que as crianças partilham; 
  • Propor que falem como são os arredores de onde vivem;
  • Realizar contação de histórias sobre meio ambiente e natureza.

Produções

  • Propor atividades com materiais encontrados na natureza (colagem, representações, teatro, contação de histórias etc.)

 

Aproveite para conhecer a página do Programa Reciclus Educa e se inspirar com os materiais produzidos sobre Educação Ambiental: www.reciclus.org.br/reciclus-educa

 

As possibilidades são infinitas, mas o mais importante é que as propostas conversem com a realidade das crianças, isso é o que faz a diferença. 

Ajude a disseminar a Educação Ambiental, compartilhe!

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