O verbo “construir” nasce da ideia de criar algo a partir de um processo, de um ciclo. Não há construção que se faça sozinha, sem envolver interações, relações, concepções, experimentações e descobertas. Sejam essas construções materiais ou imateriais.
Observar as crianças dentro de suas infâncias – no plural mesmo, pois não existe só um contexto de infância, mas, sim, infinitas vivências – é como enxergar plantinhas em desenvolvimento: as raízes são os saberes de mundo que a criança carrega; já o caule, os ramos, galhos, as folhas, flores e os frutos são o resultado das constantes construções e descobertas realizadas ao longo da vida.
Por isso, falar em construção da Educação Ambiental com as crianças é partir da ideia de que os saberes não devem ser dados como prontos, como fórmulas que cabem para toda e qualquer situação, mas criados a partir de processos de investigação da própria criança, respeitando o seu tempo, as suas experiências e singularidades.
Construir a Educação Ambiental com as crianças vai muito além de ensinar as cores da coleta seletiva, por exemplo. É sobre estimular o senso de pertencimento delas ao mundo natural, promover a criação de vínculos com a natureza e o olhar sensível para as questões ambientais e sociais – pois o conhecimento ambiental envolve reflexões sobre os aspectos sociais. É nesse ponto, também, que mora a importância de respeitar as diversas infâncias: são inúmeras realidades sociais, culturais e econômicas, e todas as crianças têm direito a uma Educação Ambiental transformadora, crítica e significativa para o seu viver.
A Educação Ambiental não deve ser entendida como um processo padronizado, mas um campo de experiências e experimentações.
Vamos compartilhar algumas possibilidades (totalmente flexíveis) que podem auxiliar nessa jornada de investigação das crianças:
Espaços
- Brincadeiras ao ar livre;
- Exploração de espaços naturais (parquinhos, praças, quintal etc.);
- Envolver as crianças no cultivo de uma horta;
- Permitir que andem descalças na grama e na terra.
Observação e diálogo
- Estimular a observação e a criatividade por meio de perguntas instigantes;
- Realizar rodas de conversa para que as crianças socializem suas percepções de mundo;
- Sugerir reflexões a partir das questões que as crianças partilham;
- Propor que falem como são os arredores de onde vivem;
- Realizar contação de histórias sobre meio ambiente e natureza.
Produções
- Propor atividades com materiais encontrados na natureza (colagem, representações, teatro, contação de histórias etc.)
Aproveite para conhecer a página do Programa Reciclus Educa e se inspirar com os materiais produzidos sobre Educação Ambiental: www.reciclus.org.br/reciclus-educa
As possibilidades são infinitas, mas o mais importante é que as propostas conversem com a realidade das crianças, isso é o que faz a diferença.