Quando o assunto são eletrodomésticos e dispositivos elétricos, o valor gasto para manter o aparelho versus o investimento de compra pode ser, para algumas pessoas, uma questão no momento da escolha. Esse é justamente o conceito de eficiência energética, que aparece nesses produtos por meio dos selos Procel, Inmetro e Conpet.
Mas você sabe o que cada selo representa? A seguir, explicamos cada um deles de forma simples e prática, e como podem ajudar a economizar financeiramente e cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo.
O que é eficiência energética
Quando falamos em eficiência energética, estamos nos referindo ao uso inteligente da energia elétrica. Na prática, isso quer dizer que em vez de gastar mais, a ideia é fazer o mesmo (ou até mais) com um consumo menor. Nos eletrodomésticos e equipamentos elétricos, isso significa funcionar bem sem desperdiçar energia. Por exemplo: uma geladeira com selo “A” de eficiência mantém os alimentos bem conservados usando menos eletricidade do que uma com selo “C”.
A eficiência energética ajuda a reduzir a conta de luz, diminuir o impacto ambiental e prolongar a vida útil dos aparelhos.
Selo Procel
O selo Procel de Economia de Energia foi criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), da Eletrobras, e ajuda o consumidor a identificar os produtos que mais economizam energia dentro de cada categoria. Ele está presente em equipamentos como geladeiras, freezers, ar-condicionados, ventiladores, chuveiros elétricos, televisores, lâmpadas fluorescentes e de LED, entre outros.
Por exemplo, ao comparar dois modelos de ar-condicionado, o que possui o selo Procel é aquele que oferece melhor desempenho com menor gasto elétrico.
Selo Inmetro
O Selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) indica que o produto foi testado e aprovado em critérios de segurança, qualidade e eficiência. Nos eletrodomésticos, o selo aparece como uma etiqueta colorida com letras de A a G, em que “A” indica maior eficiência energética e “G” menos economia. Ele é encontrado em diversos produtos como máquinas de lavar, televisores, micro-ondas, refrigeradores, aspiradores de pó, fornos elétricos e lâmpadas.
Por exemplo: nas máquinas de lavar, essa etiqueta mostra o consumo de energia e até o gasto médio de água. Assim, o consumidor consegue comparar modelos e escolher o mais sustentável e econômico.
- Eletrodomésticos

Imagem: reprodução www.gov.br
- Lâmpadas

Imagem: reprodução www.gov.br
Selo Conpet
O Selo Conpet de Eficiência Energética é voltado para produtos que usam gás natural ou derivados de petróleo, como fogões, fornos e aquecedores a gás. Ele é concedido pela Petrobras, por meio do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), e indica que o equipamento foi testado e apresenta baixo consumo de gás e alto desempenho.
Por exemplo: um fogão com selo Conpet cozinha na mesma temperatura, mas gasta menos gás do que outro sem o selo, o que representa economia e menor emissão de gases poluentes.
Entender os selos de eficiência energética é essencial para fazer escolhas mais conscientes na hora da compra. Além de ajudar na redução dos gastos com energia e gás, reduzindo o impacto no bolso, esses selos incentivam o uso responsável dos recursos naturais e contribuem para práticas mais sustentáveis.
A troca de lâmpadas fluorescentes por LED também é uma forma de garantir a eficiência energética e a economia na conta no fim do mês. E na hora de descartar a lâmpada usada, procure um de nossos pontos de entrega, são quase 4 mil espalhados pelo Brasil.



