Pesquisar
Close this search box.

5 dicas essenciais para um Natal sustentável

15 de dezembro de 2023
Por Reciclus

O Natal é uma das épocas com mais alegrias — e também mais desperdícios, do ano. Com toda aquela preocupação em presentear, preparar uma ceia farta e receber todos os seus familiares, acabamos ignorando o consumo exacerbado e a grande produção de resíduos. Aqui está uma ideia diferente: que tal fazer do Natal sustentável uma nova e feliz tradição?

Com isso em mente, você contribui para que uma época frequentemente relacionada ao excesso não sobrecarregue o nosso meio ambiente. 😉🎄

Confira abaixo as nossas dicas essenciais para ter um Natal mais verde e consciente nesse ano:

1. Planeje uma ceia de Natal sem desperdício

Planejar com antecedência a quantidade certa de comida, com base no número de convidados, ajuda a reduzir o desperdício e ainda permite que você economize, comprando apenas o que realmente precisa.

Se ainda sobrar comida, existem inúmeras maneiras de aproveitá-la de forma criativa. Por exemplo, sobras de peru podem ser utilizadas em sanduíches ou em uma salada nutritiva.

Além disso, muitos alimentos podem ser congelados para consumo posterior.

Outra forma de evitar o desperdício é considerar a doação de alimentos, compartilhando o espírito natalino com aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Instituições de caridade e abrigos ficarão gratos pela sua contribuição.

2. Evitar o uso desnecessário de plástico

Você sabia que um dos maiores contribuintes para a poluição por plástico são os produtos descartáveis? Copos, pratos, talheres e embalagens plásticas são alguns exemplos.

Por esse motivo, ao reunir a família, considere utilizar a sua louça do dia a dia. Ainda que isso gere mais trabalho para limpar a casa depois da ceia, repensar essa tradição é extremamente necessário.

Além disso, tenha em mente outras maneiras de embrulhar os presentes que não envolvam plástico. Nós sabemos que isso será um desperdício, uma vez que será rasgado e jogado no lixo em poucos segundos.

Dispondo de tecidos reutilizáveis ou diferentes papéis, como o papel pardo, reciclado ou folhas de jornal, use a sua criatividade para personalizar o embrulho e tornar o gesto ainda mais especial.

3. Apoie os comerciantes locais

As grandes empresas já estão investindo em campanhas publicitárias impactantes para te conquistar neste fim de ano. Mas, com pouco esforço, você pode encontrar tudo o que precisa bem perto de casa.

Ao comprar de comerciantes locais, você impulsiona a economia da sua comunidade, reduz a pegada de carbono associada ao transporte de mercadorias e pode garantir produtos sazonais, reduzindo o desperdício.

4. Surpreenda com presentes conscientes

Opte por produtos feitos de forma ética, sustentável e com materiais reciclados. Além disso, você pode presentear com experiências, como jantares, assinaturas digitais, ingressos para shows, cinema ou workshops.

O mesmo vale para presentear crianças. Algumas ideias são: brinquedos de madeira ou artesanais, livros ecológicos, passeios especiais e aulas de arte, música ou esportes.

5. Repense as luzes natalinas

Troque as luzes incandescentes por LEDs, que consomem consideravelmente menos energia e têm uma vida útil mais longa. Outras formas de reduzir o consumo é investir em temporizadores ou sensores de movimento e, até mesmo, em pisca-piscas de energia solar.

Mas antes de comprar novas decorações iluminadas, verifique se as antigas ainda funcionam ou se precisam de reparos simples.

💡 E se você tem lâmpadas ou luzes queimadas, lembre-se da importância de descartá-las corretamente.

Suas comemorações de fim de ano não precisam ter desperdício. Adotando essas pequenas mudanças e compartilhando-as com seus amigos e familiares, você estará no caminho para um Natal sustentável e alegre este ano!

Boas festas! 💫💚

Ajude a disseminar a Educação Ambiental, compartilhe!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter