Pesquisar
Close this search box.

Contaminação por chumbo-ácido: o alerta para a saúde pública

29 de janeiro de 2024
Por Reciclus

O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER) está empenhado em promover práticas sustentáveis e seguras, e uma das preocupações centrais é a contaminação por chumbo-ácido – um metal pesado, frequentemente encontrado em baterias (denominadas “baterias de chumbo-ácido”) automotivas e industriais. Esse elemento representa um sério risco para a saúde humana e o meio ambiente se manuseado de forma incorreta.. Neste artigo, destacamos os perigos associados à contaminação por chumbo-ácido e como o IBER está trabalhando para mitigar esses riscos.

1. Riscos à saúde humana:

O chumbo é uma substância tóxica que pode ter efeitos prejudiciais significativos para a saúde humana. A contaminação por chumbo-ácido ocorre principalmente por meio da exposição a vapores ou partículas presentes nas emissões de instalações industriais ou durante o manuseio e o descarte inadequado de baterias. A inalação ou ingestão de partículas de chumbo pode levar a sérios problemas de saúde.

2. Impactos ambientais:

Além dos riscos diretos à saúde humana, a contaminação por chumbo-ácido também tem impactos significativos no meio ambiente. Quando baterias contendo chumbo são descartadas de maneira inadequada, o metal pesado pode se infiltrar no solo e na água, causando danos à fauna e à flora locais. Isso cria um ciclo de poluição que se estende por anos, afetando ecossistemas inteiros.

3. Alternativas sustentáveis:

A chave para enfrentar os riscos à saúde causados pela contaminação do chumbo-ácido está na educação e conscientização da população. Por meio de campanhas educativas, o instituto visa informar sobre os perigos do chumbo, promover práticas seguras de manuseio e transporte de baterias e incentivar o envio para recicladoras autorizadas por licenciamento ambiental.

O IBER continua comprometido em liderar iniciativas que visam mitigar os riscos à saúde e ao meio ambiente, trabalhando em conjunto com a sociedade para construir um futuro mais seguro, sustentável e saudável para todos. A conscientização e a ação coletiva são as chaves para superar esses desafios e criar um impacto positivo duradouro.

Saiba mais sobre o IBER

O IBER é o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável é a Entidade Gestora do setor de baterias de chumbo ácido no Brasil, responsável pela integração, acompanhamento e suporte à logística reversa do setor de baterias. Saiba mais sobre o IBER:

Site: iberbrasil.org.br
Instagram: instagram.com/iber.brasil
Linkedin: linkedin.com/company/iberbrasil
Facebook: facebook.com/iberbrasil

Ajude a disseminar a Educação Ambiental, compartilhe!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter