Pesquisar
Close this search box.

Entendendo os tipos de energia verde: limpa, renovável e sustentável

14 de março de 2024
Por Reciclus

Por: Natalia Fochi | Engenheira Ambiental e Coordenadora dos departamentos Ambiental e Logística na Reciclus

 

O universo de fontes de energia é muito extenso, mas quando falamos em energias que são mais amigas do meio ambiente, esse número cai. Isso porque nem todos os tipos de energias consideradas “verdes” são cem por cento benéficas ao planeta e à sociedade. Pensando em descomplicar as informações que circulam por aí, preparamos este conteúdo para você entender os principais tipos de energia verde e as curiosidades sobre elas. 

Comece por aqui: o que são as chamadas “energias verdes”?

As energias que se enquadram nessa categoria são aquelas originadas a partir de fontes consideradas naturais ou renováveis. E o que diferencia esse tipo de energia das fontes tradicionais é o baixo impacto ambiental na produção e utilização. 

Energia limpa

Talvez a mais conhecida, refere-se a fontes de energia que têm um impacto mínimo no meio ambiente durante a sua geração e utilização. Mas é importante saber que nem todas as formas de energia limpa são necessariamente renováveis. 

  • Exemplo: A energia nuclear é considerada limpa devido à baixa emissão de gases de efeito estufa, mas não pode ser considerada renovável por depender de recursos que são finitos.

Energia renovável

É uma energia gerada a partir de reservas que são consideradas renováveis; sem, teoricamente, esgotar os recursos naturais a longo prazo. Utilizamos o “teoricamente”, porque existem estudos de especialistas da área que defendem que mesmo os recursos naturais são esgotáveis. 

  • Exemplos: Energia solar, energia eólica, energia hidrelétrica, energia geotérmica e biomassa.

Energia sustentável

O propósito é semelhante ao da energia renovável, no entanto, a energia sustentável visa atender às necessidades presentes sem comprometer a capacidade das futuras gerações de solucionar as suas próprias necessidades. Esse tipo de energia é caracterizada pelo equilíbrio entre a obtenção de recursos energéticos, a preservação ambiental e a consideração sobre as questões sociais, buscando proporcionar benefícios duradouros sem prejudicar o meio ambiente ou criar disparidades sociais.

  • Exemplos: Podem ser considerados os mesmos da energia renovável mas lembrando sempre que a energia sustentável alinha o equilíbrio ambiental ao social.

 

Imaginamos que a energia sustentável poderia gerar curiosidades, por isso separamos algumas informações bem interessantes sobre essa categoria:

 

Eficiência energética 

Busca maximizar a eficiência na produção, distribuição e uso da energia, reduzindo o desperdício e otimizando os processos.

 

Minimização de impactos ambientais

Procura diminuir os impactos negativos no meio ambiente, minimizando a poluição do ar e da água, a degradação do solo e outros efeitos adversos.

 

Questões sociais

Leva em consideração as questões sociais como o acesso igualitário à energia, a criação de empregos verdes e o envolvimento das comunidades afetadas.

 

Resiliência energética

Busca garantir a estabilidade e a confiabilidade em relação ao suprimento de energia, mesmo diante de eventos climáticos extremos ou outras questões.

 

Transparência e participação

Envolve a promoção da transparência nas práticas energéticas e inclui a participação pública nas decisões relacionadas à energia.

Benefícios do uso de energia verde:

> Preservação da qualidade do ar;

> Conservação de recursos naturais;

> Diversificação da matriz energética;

> Estímulo à inovação e desenvolvimento tecnológico;

> Criação de empregos verdes;

> Redução da dependência de combustíveis fósseis.

 

Se este conteúdo te ajudou a entender melhor os tipos de energia, então compartilhe com quem você conhece e vamos, juntos  e juntas, espalhar Educação Ambiental pelo mundo!

Ajude a disseminar a Educação Ambiental, compartilhe!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter