Pesquisar
Close this search box.

Educação Ambiental na Educação Infantil: Saiba como começar

2 de outubro de 2023
Por Reciclus

Como podemos empoderar as novas gerações a abraçar a causa da sustentabilidade e se tornarem defensores do meio ambiente?

Essa é uma pergunta que ecoa cada vez mais alto em um mundo onde as preocupações ambientais se tornaram críticas.

De fato, o processo de cultivar uma conexão profunda entre os indivíduos e o meio ambiente começa na infância. A educação infantil é um período fundamental de desenvolvimento, quando as mentes estão ávidas por explorar, aprender e absorver tudo o que o mundo tem a oferecer.

Mas antes de dar vida a qualquer plano de ação, é recomendável obtermos uma clara compreensão de nossos objetivos e entendermos como podemos alcançá-los de forma eficaz. A UNESCO desempenha um papel essencial nessa questão, estabelecendo os quatro principais objetivos da educação ambiental para as crianças.

Vamos conhecê-los?

Se quiser aprofundar nas nossas dicas de como levar uma cultura mais sustentável para a vida das crianças e adolescentes depois dessa leitura, clique aqui.

Hora de refletir: Quais são os principais objetivos da educação ambiental para crianças?

Em 2021, a UNESCO concluía que, infelizmente, a abordagem das questões ambientais muitas vezes é negligenciada nos currículos escolares em todo o mundo.

Diante disso, a organização estabeleceu uma meta ambiciosa: tornar a educação ambiental um componente essencial do currículo escolar de todos os países até 2025, garantindo assim que todos adquiram os conhecimentos, habilidades e valores necessários para criar mudanças positivas em prol do planeta.

Que tal assumirmos essa meta também na educação infantil? A seguir, você confere os quatro principais objetivos para incluirmos na nossa cartilha:

1. Conscientizá-las e sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais

Iniciar a conversa desde cedo sobre questões como mudanças climáticas, poluição e perda de biodiversidade é essencial para encorajar as crianças a serem curiosas e questionadoras sobre a realidade em que vivem.

2. Fomentar o interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente

Através do contato constante com o meio ambiente, as crianças aprendem a importância da conservação e descobrem como pequenas ações individuais podem ter um impacto positivo no mundo.

3. Desenvolver a capacidade de aprender sobre o meio que os cerca

Ao transformar a natureza em um laboratório de aprendizado, as crianças são incentivadas a explorar, questionar e investigar.

4. Ampliar seus conhecimentos ecológicos

Uma vez que compreendemos a complexidade dos ecossistemas, podemos agir de forma mais consciente em relação aos impactos ambientais e a importância da preservação de cada elemento.

Uma oportunidade de mudança

Cada passo dado em direção a um futuro mais sustentável conta, e é através da educação infantil, seguindo os princípios da UNESCO, que semeamos as bases dessa transformação.

Lembre-se: A educação ambiental na infância visa incutir uma conexão emocional com o meio ambiente que perdurará por toda a vida. Ao ensinar as crianças desde cedo a valorizá-lo e protegê-lo, estamos criando cidadãos conscientes e um futuro promissor.

Tenha sempre isso em mente na hora de planejar as suas aulas e também nas ações do dia a dia.

E se você ainda não sabe como começar a ser parte ativa desse movimento ou tem faltado uma maior inspiração, convidamos você a explorar os recursos físicos e digitais de educação ambiental oferecidos pelo programa Reciclus Educa.

O acesso é gratuito, faça o seu cadastro agora e receba os materiais elaborados em parceria com grandes nomes da educação!

Boa jornada!

Ajude a disseminar a Educação Ambiental, compartilhe!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter