Pesquisar
Close this search box.

A importância da educação ambiental para a sustentabilidade

18 de julho de 2023
Por Reciclus

Já parou para pensar em como introduzir a educação ambiental no seu dia a dia?

Ter hábitos mais conscientes, buscar informação e compartilhar ideias e conhecimento com pessoas próximas são formas de promover essa educação entre nós, adultos. Entretanto, olhando com uma perspectiva de futuro, como nós podemos trazer essa consciência para as crianças?

Educar as novas gerações é aumentar as chances de cuidarmos do planeta e termos um futuro melhor, onde os recursos naturais são preservados e todos coexistem com o meio ambiente de forma sustentável. Pequenas ações no dia a dia e nas escolas podem se tornar a porta de entrada para essa visão. E hoje, nós preparamos algumas dicas para te ajudar a levar essa cultura para os pequenos.

Mudança de comportamento

Antes de pensar em levar a instrução e debate para as crianças e adolescentes, devemos olhar para nós mesmos e repensarmos nossas ações. Estamos fazendo o nosso melhor para a preservação do meio ambiente?

Se queremos dar o exemplo e instigar o futuro do planeta a questionar os hábitos de consumo, trazer essas alternativas sustentáveis para a nossa rotina (como a reciclagem, reutilização e descarte correto de resíduos, por exemplo) mostra a prática do que queremos ensinar, e aproximamos quem está aprendendo da realidade das ações.

Acessibilidade às informações

O próximo passo é pensar no material que vai ser distribuído às crianças. Cartilhas, livros e até jogos que estejam ao alcance gratuito e facilitado constituem o pilar do aprendizado. Além de servirem como apoio à instrução, também despertam o interesse fora das aulas e cativam os alunos a continuarem na busca pelo conhecimento.

Para conhecer o jogo O Caminho da Lâmpada, clique aqui!

Participação ativa

A teoria é indispensável, mas que tal levar para a prática? Colocar a mão na terra, entender as diferenças de resíduos e onde descartá-los, reduzir o consumo de plástico: essas e demais ações aproximam as crianças e adolescentes da proposta do aprendizado! Trazer a vivência do cuidado com o meio ambiente para dentro das salas incentiva que essas ações sejam levadas para os lares, para o momento de brincadeira e começam a constituir uma rede de hábitos saudáveis para com o planeta.

Traçando um objetivo

O papel do educador (e também dos pais e responsáveis) é despertar a vontade nas crianças para que elas se tornem agentes de mudança. Trazer a reflexão, os questionamentos e o pensamento crítico para o ambiente de educação são os primeiros passos de uma jornada longa e que durará para sempre.

O desafio é grande mas, tenha certeza: a recompensa será ainda maior. E quando precisar traçar o seu plano de levar esse conteúdo para seus alunos, crianças e adolescentes que te cercam, conte com a Reciclus!

Através do programa Reciclus Educa, você tem acesso a materiais físicos e digitais sobre educação ambiental e descarte correto de resíduos. E no site, você pode se cadastrar para receber os materiais de apoio para enriquecer a sua aula! Basta acessar: reciclus.org.br/educacao-ambiental

Ajude a disseminar a Educação Ambiental, compartilhe!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter