Pesquisar
Close this search box.

Construindo um mundo melhor: ações simples para cuidar do meio ambiente

1 de junho de 2023
Por Reciclus

O planeta é a nossa casa, e como todo lar, ele precisa de cuidados para continuar saudável, habitável e acolhedor. Atualmente, nos deparamos com comportamentos de consumo que têm causado danos ao meio ambiente e que podem trazer graves consequências para o futuro do nosso planeta.

Pequenas ações na nossa rotina podem fazer uma grande diferença. Quer saber como? Nós separamos algumas dicas práticas para você!

Reduza o consumo de plástico descartável

Ainda que seja um material presente no nosso cotidiano, o plástico é um dos mais prejudiciais ao meio ambiente quando não descartado corretamente. Grande parte desse material acaba indo parar nos rios, oceanos e florestas.

Para ajudar, aqui vão algumas dicas:

  • Troque garrafas de água descartáveis pelas reutilizáveis;
  • Leve sacolas de pano ou reutilizáveis na hora de fazer as suas compras;
  • Evite o uso de canudos plásticos — no mercado, você encontra opções de metal, biodegradáveis e até mesmo bambu!

Economize água

A água potável é extremamente necessária para a nossa sobrevivência, mas está cada vez mais escassa. Para ajudar a preservá-la, é importante cortar desperdícios no dia a dia:

  • Tome banhos mais curtos;
  • Reaproveite a água da chuva para regar as plantas;
  • Reutilize a água da máquina de lavar roupas para lavar seu quintal.

Separe o “lixo” corretamente

A reciclagem é uma palavra que está em nossas mentes há muito tempo, né? Ela é uma das chaves mais importantes no cuidado com o meio ambiente. Para que ela funcione, é importante que lixo e resíduos sejam separados corretamente e destinados aos locais corretos. Consulte as iniciativas de sua cidade sobre como funcionam as coletas seletivas, e também sobre locais com coletores específicos para diversos tipos de resíduos.

  • Plástico, vidro, metal e papel devem ser destinados à coleta seletiva;
  • Cascas de frutas e verduras podem ser usadas em composteiras;
  • Lixo orgânico deve sempre ser separado dos materiais recicláveis;
  • Aquela lâmpada queimada que está guardada aí na sua casa deve ser levada a um ponto de entrega da Reciclus para que o mercúrio não chegue até o meio ambiente também, viu?

Cuide dos espaços verdes

Árvores e plantas ajudam a purificar o ar, reduzir a temperatura e também são lar para diversas espécies. Se você tem um jardim na sua casa, ou no seu bairro, que tal cuidar desses espaços também?

  • Procure a prefeitura ou associação de moradores da sua região para saber como ajudar na manutenção das áreas verdes;
  • Plante árvores: além de deixar o ambiente mais bonito, essa ação contribui para a pureza do ar! Consulte sempre a subprefeitura ou secretaria de meio ambiente para saber sobre essa permissão em locais públicos, ou procure iniciativas que trabalham somente no plantio de árvores em locais já definidos.

Sempre que possível, opte por produtos biodegradáveis

Alguns produtos de limpeza e higiene pessoal contêm substâncias químicas nocivas à natureza. Para ajudar a reduzir o impacto desses produtos, opte por formulações mais naturais e biodegradáveis quando puder. Além disso, é interessante aprender a fazer os seus próprios produtos com ingredientes simples, como vinagre, bicarbonato de sódio e óleos essenciais.

É mais simples do que parece

Quando falamos em cuidar e preservar a vida no nosso planeta, muitas questões podem surgir, e sempre pensamos que esse cuidado requer grandes ações e mudanças. Começando dentro de casa, mudando pequenos pontos da nossa rotina, já fazemos uma enorme diferença!

Venha com a gente nessa e vamos criar hábitos mais saudáveis e sustentáveis!

Ajude a disseminar a Educação Ambiental, compartilhe!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter