Você, que é educadora/educador, sabe que o tema meio ambiente costuma ser abordado nas escolas somente em datas como Dia da Água, Dia da Terra, Dia da Árvore, entre outras celebrações. Esse tipo de prática é válida, pois é um passo inicial na conscientização. No entanto, é possível pensar em ações que promovam mais do que a consciência, mas o pertencimento ambiental.
Para que a educação ambiental se torne um pilar das práticas educativas, é necessário que seja inserida no currículo não apenas a partir de datas específicas e sim como eixo das ações pedagógicas. Esse movimento envolve colocar o assunto como centro dos planejamentos – inclusive, das formações continuadas para docentes – de maneira interdisciplinar, ou seja, se relacionando com diversas áreas de conhecimento. Pode parecer complexo, mas não é!
Transformando datas comemorativas em práticas cotidianas
Quando pensamos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, podemos considerar as brincadeiras e as vivências como a parte mais importante para o desenvolvimento das crianças. Dessa forma, as práticas educativas que fazem sentido para essa faixa etária costumam ser mais lúdicas. Algumas sugestões para inserir a educação ambiental de forma contextualizada no cotidiano das crianças:
- Utilizar materiais não estruturados (naturais e/ou reutilizáveis): gravetos, folhas secas, terra, argila, pedrinhas, caixa de ovo, garrafa pet, palitos de sorvete, embalagens vazias entre outros;
- Criar estações de jogos e brincadeiras dentro da sala com os materiais citados acima;
- Promover brincadeiras ao ar livre;
- Realizar leitura de livros e rodas de conversa sobre as temáticas ambientais;
- Propor uma investigação do meio;
- Criar personagens com elementos da natureza.
Já no caso de estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, estratégias positivas são aquelas que envolvem projetos coletivos e entre diferentes disciplinas. Por exemplo:
- Cultivo de uma horta orgânica;
- Construção de uma composteira;
- Estudo do meio;
- Pesquisas e elaboração de apresentações sobre mudanças climáticas, justiça social, economia circular, logística reversa etc.;
- Rodas de conversa sobre temas relacionados ao meio ambiente;
- Produções artísticas com materiais naturais e/ou reutilizáveis.
É importante ressaltar que essas ações precisam estar alinhadas à realidade e ao contexto da escola e da comunidade ao redor. A ideia é começar pelo simples, pelo possível, mas com intencionalidade e buscando sempre colocar as crianças e jovens como protagonistas, valorizando seus saberes e opiniões.
Onde saber mais sobre o assunto?
Conheça os materiais gratuitos do Programa Reciclus Educa!
Educação Infantil e Anos Iniciais
E-book Investigar, sentir e pertencer: a construção da educação ambiental com as crianças
O material digital é dividido em capítulos que exploram diferentes aspectos da educação ambiental na infância:
- O papel da educação ambiental na educação infantil
- A importância do brincar e da estética natural
- O meio ambiente como campo de experiências
- Práticas pedagógicas e atividades para estimular a consciência ambiental
- O papel das produções audiovisuais e culturais na educação ambiental
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Guia Para Professores: Criado em parceria com o Biólogo e professor Samuel Cunha, é um material dividido em quatro módulos que abordam estratégias para a inserção da educação ambiental no cotidiano educativo, ideias de projetos e formas de avaliar os estudantes.
Materiais educativos para compor as suas práticas pedagógicas
O Programa Reciclus Educa também conta com outros recursos gratuitos que podem ser solicitados por escolas públicas, privadas, prefeituras ou secretarias de meio ambiente.
Revista em quadrinhos Uma Ideia Brilhante: Criada junto com o Instituto Maurício de Sousa, é uma história divertida, que reúne os personagens Franjinha, Mônica e Milena em uma aventura sobre a criação da lâmpada fluorescente e como ela impacta o meio ambiente.
A Cartilha do Bem: Aprendendo a cuidar do meio ambiente: Uma iniciativa da ABES-SP em parceria com a Reciclus, ABREE e Prolata Reciclagem. O material ensina sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) de forma lúdica, e ainda aborda a importância do descarte ambientalmente correto de resíduos como lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e latas de aço.
Educadora/educador, saiba que existe um universo de possibilidades que vai muito além dos murais de Dia da Água e do uso de folhas EVA. Permita-se desbravar novos horizontes, com criatividade e dentro de suas possibilidades.



