Pesquisar
Close this search box.

Lâmpadas fluorescentes e seu processo de reciclagem: saiba como funciona

12 de setembro de 2022
Por Reciclus

Ao contrário de diversos produtos que podem ser descartados em lixos comuns, as lâmpadas fluorescentes precisam de uma atenção especial.

Isso porque existe mercúrio em sua composição e, se descartadas de forma incorreta, podem acabar liberando o metal tóxico no solo, contaminando rios, animais, plantações e, claro, chegando até aos seres humanos.

Como é feito o processo de descontaminação de uma lâmpada com mercúrio?

O processo inicia-se na separação e trituração do resíduo. As lâmpadas são rompidas em equipamento enclausurado, sob pressão negativa, para que não haja fuga do mercúrio.

Após a segregação e descontaminação do material, alguns componentes são descontaminados e destinados para reciclagem, por exemplo: vidro, alumínio e até mesmo o mercúrio. Uma vez que o mercúrio é retido através dos filtros de carvão ativados. Já o pó fosfórico, contaminado com mercúrio, segue para a desmercurização.

A desmercurização térmica visa a extração e recuperação do mercúrio para viabilizar a venda, em seu estado líquido.

Além disso, através dos filtros utilizados para retenção do particulado, é realizado o controle da emissão de gases do vapor de mercúrio.

O que acontece com cada elemento separado?

Vidro: pode ser reciclado e reutilizado em produtos que não envolvam consumo alimentício, como por exemplo um porta-retratos.

Alumínio: após higienizados corretamente, podem ser fundidos.

Poeira de fósforo: normalmente é enviada para a destilação, extraindo o mercúrio contido. Após essa separação, o pó de fósforo pode ser transformado em indústrias de tintas ou até em fábricas de cimento.

Mas, isso só poderá acontecer se você fizer o descarte correto.

Onde devo descartar minhas lâmpadas fluorescentes?

Com mais de 3000 pontos de coleta espalhados pelo País, nós, da Reciclus, temos toda a estrutura necessária para garantir que sua lâmpada seja descartada da melhor maneira possível, respeitando todos os padrões ecológicos exigidos.

Não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para ajudar mais pessoas a também entenderem como funciona este processo, conhecendo nosso trabalho e onde descartar suas lâmpadas corretamente.

Ajude a disseminar a Educação Ambiental, compartilhe!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter