Pesquisar
Close this search box.

Uma luz no fim do túnel para o meio ambiente: 5 ações para fazer hoje que podem melhorar o futuro

6 de junho de 2022
Por Reciclus

Quando falamos em meio ambiente e sustentabilidade, é comum pensarmos que o nosso dia a dia tem pouco ou nenhum impacto no todo. Afinal, estamos falando de todo o planeta e “eu, sozinho, não vou mudar o mundo!”.

Bom, uma coisa é fato: precisamos fazer a nossa parte, caso contrário, nada vai mudar. Hoje, consumimos muito mais do que a Terra consegue suportar. Se continuarmos nesse ritmo, em 2050 serão necessários três planetas para atender a nossa demanda (alguém aí tem dois planetas extras com tantos recursos naturais?). Então, está na hora de cuidar do nosso, não é mesmo?

Para iluminar a jornada rumo à uma vida mais sustentável, separamos cinco ações que mostram que atitudes diárias podem fazer uma grande diferença. Olha só!

1. Reduzir o consumo

Será que você realmente precisa de um novo par de calçados ou está comprando por impulso? E aquela comida que está estragando na geladeira? É possível comprar e cozinhar pequenas porções para que isso não aconteça? Repensar as nossas escolhas é o primeiro passo para reduzir o impacto que causamos no meio ambiente. Ao deixar de comprar uma única camiseta, por exemplo, você evita o consumo de 2.700 litros de água, o que daria para uma família lavar roupa durante quatro meses*.

2. Caminhar mais

Até parece conselho médico, não é mesmo? Mas, além de ser bom para a saúde, deixar o carro em casa e caminhar é uma ótima forma de reduzir as emissões de CO2. O cansaço do dia a dia acaba nos levando a pensar em soluções mais rápidas e que demandam menor esforço, como pegar a chave do carro para ir em locais próximos. Tenha em mente que pequenas atitudes já fazem diferença, individual e coletivamente. Que tal ir a pé até o supermercado ou à padaria na próxima vez em que precisar?

3. Fazer revisões periódicas em casa

Você sabia que, neste momento, pode haver um ponto de fuga de energia elétrica ou vazamento na sua casa e você nem sabe? Às vezes, pensamos que economizar energia e água é apenas reduzir o consumo. Mas os desperdícios “invisíveis” são grandes vilões, que podem ser combatidos com revisões e reparos periódicos na sua casa. Uma boa dica é chamar um profissional para avaliar o sistema elétrico e hidráulico uma vez ao ano.

4. Trocar sacolas plásticas por caixas de papelão

Ir ao mercado e colocar as compras em sacolas plásticas é quase automático. Muitas vezes, os próprios atendentes e ajudantes já fazem isso por você. Mas recusar este tipo de sacola evita que milhões de toneladas de plástico vão parar no meio ambiente todos os anos. Muitos supermercados disponibilizam as caixas de papelão que foram utilizadas no transporte dos produtos da indústria até o estabelecimento. Que tal reaproveitá-las? Se cada família brasileira deixar de usar apenas uma sacola plástica por dia, em um ano serão 19 milhões de sacolas a menos na natureza. Enfileiradas, elas equivalem a 16 viagens de ida e volta da Terra à Lua*.

5. Descartar o lixo corretamente

Talvez esta seja a coisa que você mais ouve quando o assunto é sustentabilidade. E não é à toa! Separar o lixo e descartá-lo corretamente evita muitos transtornos ao meio ambiente e à nossa saúde. Quando uma lâmpada fluorescente vai parar no lixo comum, por exemplo, ela libera mercúrio, uma substância tóxica e contaminante. O mercúrio é absorvido pela terra e contamina a água dos lençóis freáticos, os rios, a vegetação e os animais que entram em contato com este metal. O resultado é sentido na saúde (pois as pessoas podem, por exemplo, consumir peixes contaminados) e em todo o ecossistema. Para começar a fazer a sua parte, que tal separar o lixo orgânico do reciclável?

E se você acha difícil ou não sabe onde descartar lâmpadas queimadas, saiba que a Reciclus tem mais de 3 mil pontos de entrega em todo o Brasil. É só levar até o coletor e pronto! Nós encaminhamos para uma recicladora e garantimos o destino ambientalmente correto. O meio ambiente agradece! E a gente também.

Clique aqui para encontrar o ponto de entrega mais próximo da sua casa.

*Dados da Revista Exame. Para ler a matéria completa, clique aqui.

Ajude a disseminar a Educação Ambiental, compartilhe!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter