Conheça três dicas valiosas para quando você estiver buscando um novo imóvel ou realizando uma reforma em sua própria casa. Nestas dicas, você irá conferir algumas formas de deixar a sua casa mais sustentável e saber mais sobre o que é green building.
Você sabia que existem formas de tornar a sua casa mais sustentável, reduzindo o impacto no meio ambiente? Conheça agora o green building! De acordo com o US Green Building Council (USGBC), o Brasil é o quinto país com maior volume de construções sustentáveis. Nesses projetos, que aplicam o green building, é possível perceber em média:
- Redução de 40% no consumo de água;
- Redução em 30% de energia;
- Emitem 35% menos CO2;
- Redução em até 65% da geração de resíduos.
Além disso, o green building, ou construção verde, não é bom só no momento da construção, ele também pensa na geração de resíduos e sustentabilidade no médio e longo prazo.
Então, confira as dicas práticas para você reduzir a geração de resíduos e ter projetos mais otimizados:
1. Lembre-se da conta de energia: use painéis solares e sensores de presença
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), o custo para você implantar energia solar em sua casa já caiu em 85% nos últimos dez anos, tornando essa solução mais próxima do bolso de todo mundo. Já a redução na conta de energia do dia a dia pode chegar a até 95%.
Além disso, outra solução para reduzir o consumo de energia em casa é instalar sensores de presença em algumas áreas da casa ajudando bastante a longo prazo. Utilizar sensores em áreas externas da casa pode contribuir também com a praticidade.
2. Invista em centrais de captação de água de chuva
Aproveitar a temporada de chuva em sua cidade também pode ser uma solução sustentável, sabia? Basta incluir centrais de captação de água da chuva em seu projeto de green building e você poderá reduzir o consumo de água no dia a dia. Essa água captada pela chuva pode ser utilizada na limpeza da casa, rega do jardim, entre outras formas.
3. Adote sistemas de reciclagem e reutilização
Sabemos que é um desafio descartar todos os materiais da forma correta, mas existem algumas rotinas e estratégias simples para que isso faça parte do seu dia a dia. Ter a lixeira separada para cada tipo de lixo que será reciclado é muito importante para trazer maior praticidade nesse processo.
Além disso, é bom para ter clareza do que precisa ser feito com alguns produtos mais complexos de se reciclar. Baterias, lâmpadas e outros lixos eletrônicos podem ser reciclados também. Basta consultar os pontos de coleta e selecionar o mais próximo da sua casa para levar. Bem prático, não é?
Com essas dicas simples e práticas, você consegue usar o green building para tornar a sua casa mais sustentável e completa para o dia a dia. Mas você não precisa esperar uma reforma para começar. Se você busca aplicar outras ações mais sustentáveis no seu dia a dia, você pode começar com o descarte correto das lâmpadas fluorescentes da sua casa em um de nossos pontos de entrega. Confira aqui qual o mais próximo da sua casa!
Além disso, se você busca dicas simples e práticas para colocar no seu dia a dia, e não esperar momentos de grandes transformações, você pode conferir também 5 ações que você pode fazer hoje para mudar o futuro.