Responda sem pensar muito: você finalizou uma bela fritada de batata, o que faz com o óleo usado?
a) Espera esfriar e descarta no ralo da pia.
b) Joga direto no lixo comum ou no vaso sanitário.
c) Coloca em um recipiente e descarta no lixo comum.
d) Joga em um espaço com terra.
e) Descarta na valeta/sarjeta mais próxima.
f) Coloca em um recipiente não quebrável e leva em um ponto de descarte específico para óleo.
A esperança é de que um dia todas as pessoas respondam com a alternativa F, mas sabemos que ainda há muita desinformação em relação ao descarte correto do óleo de cozinha e um longo caminho a ser percorrido. Mas é possível começar de algum lugar!
Impactos do óleo no meio ambiente
Você sabia que 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, além de desequilibrar o oxigênio nos cursos d’água causando a morte de milhares de peixes e outras espécies? Esses são dados reais, e preocupantes, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
O óleo é uma substância que não dilui na água e isso complica ainda mais a situação, pois quando chega aos lençóis freáticos as consequências são irreparáveis. Por essa razão, esse tipo de resíduo não deve, em hipótese alguma, ser descartado em água corrente, diretamente no solo ou no lixo comum.
Soluções ambientalmente corretas para o óleo usado
Assim como existem entidades gestoras que são responsáveis por dar a destinação ambientalmente correta às lâmpadas fluorescentes (nós, a Reciclus), às pilhas e eletrônicos (Green Elétron), aos eletroeletrônicos e eletrodomésticos (ABREE), também existe a iniciativa Óleo Sustentável, cujo objetivo é a promoção da coleta de óleo de cozinha usado e o incentivo à reciclagem desse resíduo.
Atualmente, são mais de 3 mil pontos de entrega voluntária da Óleo Sustentável espalhados pelo Brasil, e você pode acessá-los clicando aqui: https://www.oleosustentavel.org.br/pontos-de-entrega
E para que o processo de descarte seja seguro ao meio ambiente, é importante seguir alguns passos, olha só:
- Espere o óleo esfriar na panela;
- Despeje o óleo em uma garrafa pet utilizando um funil;
- Feche bem a garrafa (isso evita odores e insetos);
- Limpe a panela e o funil com um guardanapo e descarte-o no lixo orgânico;
- Leve a garrafa cheia ao ponto de entrega da Óleo Sustentável mais perto de você.
(Informação do site: https://www.oleosustentavel.org.br/ciclo-do-oleo)
Outra opção para você considerar é a produção de sabão caseiro a partir do óleo de cozinha usado. Separamos duas receitas sustentáveis do Portal eCycle, uma que ensina a fazer o sabão em barra e outra o sabão líquido:
- Passo a passo para fazer sabão caseiro sustentável: https://www.ecycle.com.br/sabao-caseiro/
- Sabão líquido ecológico: benefícios e como fazer: https://www.ecycle.com.br/sabao-liquido/
Agora que tal nos ajudar a espalhar educação ambiental por aí? Compartilhe essa matéria em suas redes sociais, marque a @reciclus.oficial e bora dar o destino ambientalmente correto ao óleo usado, às lâmpadas fluorescentes (em nossos coletores), aos eletrônicos e tantos outros resíduos!