Pesquisar
Close this search box.

Você sabia que lixo e resíduo não são a mesma coisa?

18 de abril de 2023
Por Reciclus

Conta pra gente: você já parou para pensar na diferença entre lixo e resíduo? Embora pareçam termos semelhantes, os seus significados são bem distintos — e entender essa diferença é fundamental para conhecermos o nosso papel na sociedade e saber como podemos contribuir para o cuidado com o meio ambiente.

Lixo x resíduo

O lixo é definido com todo e qualquer material que, após o uso do produto original, não tem mais utilidade. Geralmente, ele é resultado de nossas atividades cotidianas (como fazer um almoço, por exemplo) e, na maioria dos casos, é descartado em lixeiras e, posteriormente, levado a aterros sanitários ou incineradoras.

Por outro lado, resíduo são os materiais que têm a chance de reaproveitamento ou reciclagem. Esse conceito abrange garrafas de vidro, alguns subprodutos orgânicos (como cascas de alimentos), papel, etc. Quando tratados da forma adequada, podem se tornar novos produtos ou ser revertidos em fonte de energia.

O tratamento

Uma das principais diferenças entre lixo e resíduo é a forma como são tratados. Enquanto o lixo é descartado em aterros sanitários ou incinerado, como falamos ali em cima, os resíduos podem passar por processos de reciclagem, compostagem ou valorização energética. Isso significa que, quando gerenciados corretamente, os resíduos podem ser transformados em novos produtos ou utilizados como fonte de energia, evitando o desperdício de recursos naturais e reduzindo os impactos ambientais.

Além disso, o descarte adequado de resíduos também contribui para a redução da poluição e da degradação do meio ambiente. Quando o lixo é descartado de forma incorreta, pode causar problemas como contaminação do solo e da água, além de atrair vetores de doenças. Já os resíduos, quando não são destinados adequadamente, podem gerar problemas como a contaminação de materiais recicláveis, dificultando o processo de reciclagem.

Os resíduos especiais

Ainda dentro dos resíduos, existe uma categoria chamada resíduos especiais. Esses materiais são provenientes de atividades que contêm produtos mais agressivos e nocivos à natureza e à saúde. Dentre eles, nós podemos considerar pilhas, baterias e até aquela lâmpada que queimou na nossa casa.

E por precisarem de uma atenção especial, esses resíduos exigem tratamento diferenciado e específico, que envolve etapas como a separação, o acondicionamento, o transporte e o destino final adequado, uma vez que o seu descarte inadequado (ou seja, no lixo comum) pode contaminar o solo, as nossas águas e prejudicar a vida de diversas espécies.

Como nós fazemos parte dessa conversa

A Reciclus possui mais de 3.600 pontos de entrega de lâmpadas queimadas espalhados por todo o Brasil em supermercados, lojas de materiais elétricos, entre outros. Além disso, também criamos o programa Reciclus Educa, com a finalidade de ensinar à juventude a importância da separação e destinação das lâmpadas queimadas e como essas ações trazem a possibilidade de um mundo melhor.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro das nossas ações e aproveite para acessar o site e conhecer mais sobre a destinação correta de lâmpadas e encontrar um ponto de entrega perto de você!

Ajude a disseminar a Educação Ambiental, compartilhe!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter