Pesquisar
Close this search box.

Black Friday e o lixo eletrônico: o que eles têm em comum?

17 de novembro de 2022
Por Reciclus

Bem, esses dois têm mais em comum do que pensa. Segundo uma pesquisa do Google, seis em cada dez brasileiros têm a intenção de comprar eletrônicos nesta Black Friday. Ok! E agora, e o lixo eletrônico? Onde entra nesta pesquisa? Acompanha no artigo que vamos te explicar.

O que são lixos eletrônicos?

São produtos eletroeletrônicos que deixam de ser úteis, por mais diversos motivos e são descartados.

Podemos separá-los em 4 categorias:

  • Grandes objetos: geladeiras, fogões, aparelhos de ar condicionado;
  • Eletroportáteis: aparelhos de som, câmeras digitais, aspiradores de pó, etc;
  • Informática/telecomunicações: computadores, celulares, tablets, etc;
  • Pilhas e baterias portáteis recarregáveis: pilhas modelos AA, AAA, recarregáveis, baterias portáteis, etc.

Essa separação acontece por conta de seus diferentes componentes, como o plástico e o vidro, por exemplo.

Com certeza você já teve que descartar algum deles, mas será que sabia dessas divisões todas? Elas são necessárias para ajudar tanto na hora da coleta quanto na reciclagem.

Falando nisso, a Black Friday está ai!

Esse é o momento onde muitas pessoas descartam seus aparelhos, seja por estarem estragados ou para aproveitar os preços mais em conta. O fato é que, essa é uma data comercial que estimula o consumo em excesso, aumentando ainda mais o volume de resíduos.

Recentemente, a ONU estimou que em 2030 o acúmulo de todos esses eletrônicos vai chegar a 74 milhões de toneladas por ano. É muita coisa para um planeta só, concorda?

Acontece que, quando falamos da separação desse lixo todo, não dá para esquecer que ainda existem os fatores prejudiciais para se levar em conta.

Muitos destes equipamentos possuem, em pequena quantidade, mas em grande volume quando juntos, componentes como o cádmio, chumbo e até mesmo mercúrio. Elementos estes sendo tóxicos e que afetam não só o solo, mas também os rios e mares, além de soltarem gases na atmosfera causando o desequilíbrio do ecossistema. #Help.

Jogar no lixo comum não é uma opção

A principal ação a fazer é descartar os seus produtos elétricos e eletrônicos sem utilidade em locais destinados para eles. Você pode encontrar pontos de descarte em grandes comércios, como: mercados, shoppings e comércios.

Esta atitude consciente do descarte correto, além de ajudar o meio ambiente também colabora com um mundo mais sustentável, pois os aparelhos descartados nesses pontos são reciclados e podem ser transformados em outras matérias-primas em vez de ser descartado em aterros sanitários. Criando assim, um ciclo de sustentabilidade.

Agora ficou claro? Contamos com você.

Pratique o consumo consciente e juntos vamos transformar o mundo mais sustentável e lindo de viver.

Ajude a disseminar a Educação Ambiental, compartilhe!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter