Pesquisar
Close this search box.

Como aumentar a duração das lâmpadas em casa

4 de julho de 2022
Por Reciclus

Ninguém gosta de ficar trocando as lâmpadas o tempo todo, né? Além de doer no bolso, isso causa uma geração de resíduos desnecessária. Então, a melhor coisa a se fazer é aumentar a duração das lâmpadas de casa.

Separamos aqui cinco dicas que vão te ajudar a reduzir a queima de luz e ainda economizar energia!

1. Utilize um bocal adequado e de boa qualidade

Sabe aquela pequena peça onde você encaixa a lâmpada? Sim, o bocal. Ele pode ser o grande responsável pela luz queimada na sua casa. Isso porque ele tem uma capacidade máxima de energia e, se não estiver adequado à lâmpada, vai diminuir a sua vida útil.

Por exemplo, se o bocal for de 60w e você colocar uma lâmpada de 100w, a sobrecarga de energia irá danificar a peça em menor tempo. O resultado é aquela troca de lâmpadas sem fim.

E como verificar a capacidade do bocal? Retire a lâmpada e observe as marcações no próprio dispositivo. Ali você encontrará as informações. Agora, se você vai comprar um novo dispositivo, fique atento a esse detalhe! Vai fazer a diferença na hora de economizar energia.

Outro ponto importante é verificar se o bocal não está oxidado. A oxidação pode aumentar a temperatura do local, levando à queima da lâmpada.

2. Evite ligar e desligar a lâmpada muitas vezes seguidas

Lembra quando você ligava e desligava a luz rapidamente para imitar uma balada? Por mais divertido que seja, quando você acende a luz, a lâmpada sofre um impacto elétrico. E este pico de energia acaba desgastando o equipamento com o tempo, levando à queima da luz. Se a sua mãe ficava brava quando você fazia isso, ela estava certa. Mães sempre estão certas, não é mesmo?

3. Entenda a qualidade da fiação

Quando os fios elétricos têm uma capacidade maior (ou menor) que a lâmpada e/ou são de baixa qualidade, as oscilações de energia e o superaquecimento reduzem a sua vida útil, além de serem grandes inimigos na hora de economizar energia. Assim como o bocal, a fiação tem que estar adequada ao tipo de lâmpada.

4. Tenha um circuito exclusivo para a iluminação

Quando você compartilha o mesmo circuito da iluminação com outros aparelhos como chuveiro, secador e ferro de passar, por exemplo, as oscilações de energia acontecem com mais frequência. E o resultado a gente já sabe, né? Aquela lâmpada queimada.

5. Conte com a ajuda de um eletricista

Nada melhor do que chamar um profissional qualificado para verificar a instalação da sua casa. Ele poderá avaliar todos esses fatores e garantir maior segurança para você e sua família! Importantíssimo, não é mesmo?

E lembre-se: queimou? Reciclou!

Se a lâmpada da sua casa queimou, nada de jogar no lixo comum, viu? O descarte incorreto causa uma série de danos ao meio ambiente e à nossa saúde.

A Reciclus pontos de entrega em todos os estados do Brasil. Busque o mais
próximo de você! É só clicar aqui.

Entenda como funciona a logística reversa de lâmpadas.

Ajude a disseminar a Educação Ambiental, compartilhe!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter