Pesquisar
Close this search box.

Entenda o que é o ESG e a sua importância para as empresas

16 de dezembro de 2022
Por Reciclus

Você já deve ter escutado a sigla ESG (Environmental, Social and Governance) antes, não é?

O termo vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas em sua totalidade. Afinal, é preciso se adequar ao cenário socioambiental para que a economia continue crescendo de forma sustentável.

Mas o que é e para que serve o ESG?

ESG no português quer dizer Ambiental, Social e Governança. O seu principal papel é entender e metrificar o impacto que as ações sustentáveis têm nos resultados de uma empresa.

Mesmo sendo voltado para as organizações, o governo entra com um importante papel na hora de criar incentivos e programas que estimulem essa cultura.

Dentro dos critérios envolvidos no ESG, podemos encontrar aspectos diretamente relacionados com a responsabilidade de cada um com o meio ambiente, sociedade e também da governança corporativa.

Veja só como cada “letra” se comporta dentro do cenário mundial:

  • Ambiental: as práticas aqui são totalmente voltadas para o cuidado e preservação do meio ambiente e seus recursos. É importante que as empresas busquem esse compromisso com seus produtos e processos, evitando danos e impactos no ecossistema.
  • Social: quando falamos no aspecto social, estamos nos referindo a como as organizações e seus negócios impactam na vida das pessoas ao seu redor e internamente. Podemos chamar de uma responsabilidade comunitária, onde é preciso estar atento a todos que podem ser afetados diretamente, assim como reduzir possíveis danos.
  • Governança: o que comanda este pilar é a ética. É a partir dele que podemos assegurar que todos os outros dois pontos estão funcionando. Isso, a partir da administração corporativa que a empresa estabelece.

A logística reversa se encaixa nesse cenário?

Com certeza! Quando trazemos o aspecto sustentável para debate, estamos falando de evitar novas extrações da natureza e aplicar práticas que não gerem impactos negativos no meio ambiente.

A logística reversa funciona dentro deste ciclo, indo desde a utilização do produto, descarte correto e retorno ao ecossistema, tudo isso sem a necessidade de novos danos.

Quando falamos do aspecto social, também estamos tratando da redução de agentes químicos, poluição de mares, rios entre outros.

E como as empresas brasileiras e a Reciclus lidam com o ESG?

Um dos principais obstáculos hoje para as empresas brasileiras é a falta de uma cultura voltada para esse âmbito sustentável, por isso também existe a grande importância de incentivos vindos do governo.

Mesmo assim, já existem empresas brasileiras que se destacam no assunto, como a Natura (bens de consumo) e a Engie Brasil (energia elétrica).

Veja o depoimento da Natália, Engenheira Ambiental da Reciclus:

“A visão, missão e valores da Reciclus é totalmente voltada para uma associação sustentável, onde desejamos gerar valores e suprir as maiores necessidades da sociedade, tendo em vista a responsabilidade social e a economia circular.

Por ser uma gestora de resíduos sólidos, a qual operacionaliza resíduo classe I, há o dever e a obrigação de garantir uma descontaminação e destinação correta do resíduo coletado, garantindo que o mercúrio, contido na lâmpada, seja destinado corretamente, não poluindo solo, ar e água, além de minimizar os possíveis danos que esse tipo de resíduo pode nos trazer como sociedade.

A governança deve interagir com as práticas éticas, zelando pelo ambiental e contribuindo com a sociedade, como um todo.

Como projeto social e ambiental, a Reciclus promove a Educação Ambiental por meio de cartilhas para escolas, atuando de forma consistente com a Comunicação, disseminando o conteúdo para a população, a nível nacional.

Enfim, sempre levamos em consideração a ética entre as pessoas envolvidas nos processos e o meio ambiente, tentando minimizar os danos ambientais e reduzindo a emissão de CO² nas coletas de lâmpadas.”

Mesmo que a cultura ESG seja voltada ao cenário empresarial, todos podemos fazer a nossa parte para um mundo mais sustentável. Vamos juntos?

Ajude a disseminar a Educação Ambiental, compartilhe!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter