Pesquisar
Close this search box.

Green buildings e Gestão de resíduos

20 de janeiro de 2023
Por Reciclus

Conheça três dicas valiosas para quando você estiver buscando um novo imóvel ou realizando uma reforma em sua própria casa. Nestas dicas, você irá conferir algumas formas de deixar a sua casa mais sustentável e saber mais sobre o que é green building.

Você sabia que existem formas de tornar a sua casa mais sustentável, reduzindo o impacto no meio ambiente? Conheça agora o green building! De acordo com o US Green Building Council (USGBC), o Brasil é o quinto país com maior volume de construções sustentáveis. Nesses projetos, que aplicam o green building, é possível perceber em média:

  • Redução de 40% no consumo de água;
  • Redução em 30% de energia;
  • Emitem 35% menos CO2;
  • Redução em até 65% da geração de resíduos.

Além disso, o green building, ou construção verde, não é bom só no momento da construção, ele também pensa na geração de resíduos e sustentabilidade no médio e longo prazo.

Então, confira as dicas práticas para você reduzir a geração de resíduos e ter projetos mais otimizados:

1. Lembre-se da conta de energia: use painéis solares e sensores de presença

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), o custo para você implantar energia solar em sua casa já caiu em 85% nos últimos dez anos, tornando essa solução mais próxima do bolso de todo mundo. Já a redução na conta de energia do dia a dia pode chegar a até 95%.

Além disso, outra solução para reduzir o consumo de energia em casa é instalar sensores de presença em algumas áreas da casa ajudando bastante a longo prazo. Utilizar sensores em áreas externas da casa pode contribuir também com a praticidade.

2. Invista em centrais de captação de água de chuva

Aproveitar a temporada de chuva em sua cidade também pode ser uma solução sustentável, sabia? Basta incluir centrais de captação de água da chuva em seu projeto de green building e você poderá reduzir o consumo de água no dia a dia. Essa água captada pela chuva pode ser utilizada na limpeza da casa, rega do jardim, entre outras formas.

3. Adote sistemas de reciclagem e reutilização

Sabemos que é um desafio descartar todos os materiais da forma correta, mas existem algumas rotinas e estratégias simples para que isso faça parte do seu dia a dia. Ter a lixeira separada para cada tipo de lixo que será reciclado é muito importante para trazer maior praticidade nesse processo.

Além disso, é bom para ter clareza do que precisa ser feito com alguns produtos mais complexos de se reciclar. Baterias, lâmpadas e outros lixos eletrônicos podem ser reciclados também. Basta consultar os pontos de coleta e selecionar o mais próximo da sua casa para levar. Bem prático, não é?

Com essas dicas simples e práticas, você consegue usar o green building para tornar a sua casa mais sustentável e completa para o dia a dia. Mas você não precisa esperar uma reforma para começar. Se você busca aplicar outras ações mais sustentáveis no seu dia a dia, você pode começar com o descarte correto das lâmpadas fluorescentes da sua casa em um de nossos pontos de entrega. Confira aqui qual o mais próximo da sua casa!

Além disso, se você busca dicas simples e práticas para colocar no seu dia a dia, e não esperar momentos de grandes transformações, você pode conferir também 5 ações que você pode fazer hoje para mudar o futuro.

Ajude a disseminar a Educação Ambiental, compartilhe!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter