Adquirir um imóvel ou mesmo construir do zero é o sonho de muitas pessoas, e sabemos como esse processo pode ser complexo, burocrático e caro. Mas é possível! E mais: dá para ter um lar que respeite tanto o seu bolso quanto o meio ambiente.
São muitas as variáveis quando pensamos na compra ou construção de um imóvel, e talvez a principal delas seja a região na qual está (ou será) inserido. Por exemplo, as características de um lar na zona rural são bem diferentes das de outro na cidade grande. Assim como os seus impactos ambientais. Fato! Porém, as possibilidades sustentáveis são diversas e podem ir desde questões estruturais (que envolvem um investimento maior e são direcionadas para casas) até pequenas alterações e hábitos diários, que costumam ser mais acessíveis.
Para quem mora em apartamento é praticamente inviável pensar em ajustes estruturais, mas vale considerar itens da lista Pequenas mudanças que fazem toda a diferença e Hábitos para a vida.
Então se você está nesse momento da vida, prepare sua planilha de planejamento e continue a leitura para descobrir as dicas que separamos!
Possibilidades estruturais (casa)
Prefira janelas com boa entrada de luz: Janelas amplas proporcionam um ambiente mais agradável e saudável. A iluminação natural contribui para a redução do consumo de energia elétrica durante o dia, além de promover bem-estar e melhorar a circulação do ar.
Invista na ventilação natural: Projetar a casa para aproveitar ao máximo a ventilação natural reduz a necessidade de ventiladores e ar-condicionado. Grandes janelas e ventilação cruzada ajudam a manter a casa fresca de forma natural.
Separe um espaço para área verde: Ter um espaço verde pode ajudar no controle térmico, além de aumentar a conexão com a natureza. Também é uma ótima oportunidade para cultivar uma horta orgânica.
Instale placas solares: O uso de energia solar para aquecimento de água é uma solução ecológica e econômica. As placas solares reduzem consideravelmente o consumo de energia elétrica, sendo uma alternativa sustentável e econômica a longo prazo.
Considere os telhados verdes: Telhados verdes são coberturas vegetadas que ajudam no isolamento térmico, reduzindo a necessidade de climatização artificial. Além disso, proporcionam benefícios estéticos e ecológicos, como a melhoria da biodiversidade urbana e a criação de pequenos ecossistemas.
Pequenas mudanças que fazem toda a diferença
Opte por lâmpadas LED: As lâmpadas LED são uma escolha altamente eficiente em termos energéticos, consumindo até 80% menos energia do que as lâmpadas fluorescentes e incandescentes. Além disso, possuem uma vida útil muito maior, o que reduz a necessidade de substituições frequentes, gerando economia e menor impacto ambiental. É importante se atentar também à temperatura de luz adequada para cada ambiente: enquanto a luz fria é mais indicada para escritórios e ambientes de trabalho, a quente cria uma atmosfera mais acolhedora, ideal para salas de estar e quartos.
Reutilize a água da máquina de lavar: Reaproveitar a água da máquina de lavar para fins como limpeza de áreas externas, rega de plantas ou descarga sanitária é uma forma de reduzir o consumo de água potável. Essa prática ajuda a economizar recursos hídricos e diminui os custos com a conta de água.
Se o imóvel é uma casa, aproveite a água da chuva: Essa também é uma excelente maneira de reduzir o consumo de água tratada. Com a instalação de sistemas de captação, essa água pode ser utilizada da mesma maneira que a água da máquina de lavar.
Realize a compostagem doméstica: A compostagem é o processo de reaproveitamento da matéria orgânica que seria descartada. Além de ser uma maneira eficaz de reduzir a quantidade de resíduos orgânicos que são jogados no lixo comum e acabam por impactar negativamente o meio ambiente, também é um meio de produzir o próprio fertilizante orgânico. Explicamos tudo no artigo Compostagem: o que é, para que serve e como escolher uma composteira
Escolha eletrodomésticos com bandeira verde: Eletrodomésticos com selo de eficiência energética (bandeira verde) consomem menos energia elétrica, sendo mais econômicos e ambientalmente responsáveis. Além de reduzir a conta de luz, esses aparelhos ajudam a diminuir as emissões de gases de efeito estufa associadas à geração de energia.
Invista em sensores de presença: Essa tecnologia é uma ótima aliada na economia de energia, pois garante que as luzes e outros equipamentos elétricos sejam acionados apenas quando há pessoas no ambiente.
Hábitos para a vida
Aproveite a iluminação natural: Tire o máximo proveito da luz natural durante o dia. Abra janelas e cortinas para iluminar os ambientes com a luz do sol e economize energia.
Retire da tomada o que não estiver sendo utilizado: Mesmo desligados, muitos dispositivos continuam consumindo energia, aumentando os custos e o desperdício.
Separe os resíduos e recicle o que for possível: Organize seu lixo separando materiais recicláveis, como plástico, vidro, papel e metal. Verifique também se não há outros tipos de resíduos sem uso, como lâmpadas fluorescentes (encontre um de nossos coletores), óleo de cozinha usado (Óleo Sustentável), eletrodomésticos (Abree), eletrônicos (Green Elétron) etc., e busque destinar de maneira ambientalmente correta – deixamos até os links.
Evite a utilização de descartáveis: Prefira utensílios reutilizáveis no dia a dia. Evitar produtos descartáveis, como copos e talheres de plástico, ajuda a reduzir a quantidade de resíduos gerados e minimiza o impacto negativo no meio ambiente.
Invista em itens de vidro ou de metal: Dê preferência a produtos feitos de materiais duráveis, como vidro ou metal, ao invés de plástico. Eles são mais resistentes, reutilizáveis e, ao final de sua vida útil, podem ser reciclados.
Existe um mundo de ideias sustentáveis para se inspirar, o importante é abraçar as que melhor se adequem a sua realidade.