O processo de escolha e higienização de frutas e verduras costuma gerar dúvidas – especialmente para pessoas que são recém saídas da casa de seus familiares. Essas duas etapas são muito importantes, pois, quando corretamente executadas, reduzem o desperdício de alimentos e diminuem a chance de contaminação.
Escolhendo frutas e verduras
A primeira dica, e a mais clássica, é optar por alimentos da época. Sabe por quê? Porque, normalmente, esses alimentos ficam mais baratos, suculentos e com menos quantidade de agrotóxico na sua estação específica. Para entender melhor sobre os alimentos de cada estação, clique aqui.
Na hora de escolher as frutas e verduras, atente-se aos seguintes pontos:
- Aparência – Como estão a casca ou as folhas do alimento? Há sinais de amassado ou mofo? Em caso positivo, opte por não levar.
- Firmeza e textura – O alimento está mais rígido ou amolecido? Liso ou enrugado? Prefira alimentos que estão mais firmes e com a casca mais lisa.
- Peso – Compare o peso dos alimentos. Isso ajuda a verificar qual parece mais saudável.
- Aroma – Alimentos maduros possuem um cheiro agradável e característico. Já os que estão mais passados, exalam um odor forte.
Além dessas dicas, é importante planejar bem as compras, principalmente para pessoas que moram sozinhas. Essa prática evita que os alimentos estraguem e, consequentemente, reduz o desperdício. Já temos dicas sobre isso, confira aqui.
Higienização correta de frutas e verduras
Você chegou em casa com as suas compras de hortifruti. E agora, o que fazer?
Existem diversas receitas espalhadas pela internet que “ensinam” a higienizar alimentos, a maioria envolve vinagre e bicarbonato de sódio. Porém, tanto o vinagre (qualquer tipo) como o bicarbonato de sódio não são cem por cento eficientes para a descontaminação de alimentos. Então, o que deve ser feito?
Primeiro, retire todas as partes impróprias ou aparentemente estragadas do alimento. Depois, faça uma solução com água sanitária – sem alvejante e sem fragrância. É importante ler o rótulo da água sanitária para verificar se a marca indica ou não o uso em alimentos. Se for indicada, siga a seguinte proporção: uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água. Deixe os alimentos imersos de 10 a 15 minutos.
Outra opção eficiente é o hipoclorito de sódio, que é uma solução comercializada em mercados e também distribuída gratuitamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS). As proporções corretas são indicadas no frasco.
Dicas extras
Antes de ir ao mercado para comprar água sanitária própria para limpeza de alimentos ou o hipoclorito de sódio, verifique se há lâmpadas fluorescentes velhas na sua casa, assim você pode aproveitar o caminho e realizar o descarte correto em um de nossos pontos de entrega. Confira onde encontrar.
Agora que você já sabe como selecionar e higienizar seus alimentos, que tal pensar em ter uma composteira para os resíduos orgânicos? Clique aqui e aprenda o que é compostagem, para o que serve e como escolher uma composteira.